12 de outubro de 2007

Lodz - Ou como o adolfo carinhosamente chamava LITZMANNSTADT

Ficam apenas umas fotos de uma visita antiga a estação de caminhos de ferro de onde partia o expresso Lodz - Birkenau com paragens em todas as estações e cameras de gas...

um pouco de cultura nunca fez mal a ninguem...

Historia da estação - cliquem para ler melhor


Expresso Campo de Concentração
Lugar 1ª classe

Vários destinos e estações, era so escolher
Nestes longos corredores estao as guias de transporte de milhares de judeus e em cada ano é descrita a 2ª Grande Guerra em Lodz

Aspecto exterior

Diz isso ao Adolfo!

Fico entao a espera de umas fotos de Auschwitz, estamos a contar ir la em breve
um abraço
deêm-lhe com fe... fortissimos

4 comentários:

Ricardo / disse...

só para acrescentar um pequeno ponto que foi esquecido... Para quem não sabe, essa é a estação de Radegast e fica num dos maiores "ghettos" do mundo (o segundo maior, penso eu). Era lá que estavam milhares de judeus a trabalhar enquanto esperavam pela vaga nos campos de concentração.

Dizem ainda que, no final da guerra, os inquilinos do "gettho" que não tinham conseguido vaga nas câmaras de gás tiveram que cavar as suas próprias valas/sepulturas (para depois serem mortos lá) mas com a pressa de fugir, o tio adolfo não teve tempo de os mandar matar a todos, lá se safaram 800 e tal gajos...

Para mais informação
http://en.wikipedia.org/wiki/%C5%81%C3%B3d%C5%BA_Ghetto

Nuno Gonçalves disse...

Foda-se que cena marada... até dá arrepios.

Um bocadinho de humor negro...
Se estavas a cavar o teu próprio buraco, para quê continuar!! Os alemães que o fizessem, ao menos não tinhas trabalho.

karioka disse...

oh PÁra não me lembro muito bem agora das palavras exactas mas acho que aquilo funcionava na base do:

NAO CAVEI FUDI-ME!!!

sai desta cena com alto aperto no estomago imagino em Auschwitz

Anónimo disse...

estava eu a fazer uma pesquisa quando encontrei: NÃO TENHO SOUDADES DE AVEIRO. Deixou me curioso, esté espectcular. PARABENS