23 de novembro de 2007

Fomos a Hellas: Parte 1 - A ida

Não tenho saudades nenhumas de Aveiro mas que um calorzinho não faz mal a ninguem, não faz... Vamos até à Grécia Vilaça?! BOTA!
Xor Vitor arranja-nos casa ai em Atenas que aparecemos ja ai...
Foi só meter vodkas na mochila e partir...

Dia 16 - 00:00
Já que iamos viajar as 4 da manha de sexta-feira para Krakóvia, não iamos deixar de sair a uma quinta, especialmente com uma festa Erasmus com o tema "80´s VS 90´s - Michael Jackson VS Maddona"... La fomos os 3 (karioka, Jorge e Vilaça - o chaves ficou a lavar a roupa) e mais uns Josebas, umas Basias e uma Meeris para o Honey Bunny.
Como habitualmente fomos apanhar o N5 em frente ca a casa mas chegamos 2 minutos atrasados, "a modos" que acabamos por ir a pé...
(Transportes perdidos = 1)

Quando la chegamos a festa tava cheia... nao conseguimos entrar...
Fomos pra disco "Heaven" cujo nome nao tem nada de enganador... Meu Deus! (Mais tarde conto fazer um report deste sitio); É de referir que o Chaves nao veio conosco mas esteve sempre nos nossos pensamentos... Ok sem fotos nao tem graça nenhuma, nem vou por ai!
Tivemos que ir embora às 3 pra ir a casa buscar os sacos;
(Autocarros apanhados = 1)

3:10
Corrida desenfreada para apanhar o autocarro que nos ia levar ao autocarro que nos ia levar a estação: Quando saimos de casa vimos o autocarro a passar-nos em frente aos olhos, basicamente corremos um quarteirão à mesma velocidade que ele... Corremos não, eles correram, que eu fiquei para tras com uma mochila e "uma mala" (Sr Vitor, esta é para ti) à cabeça... Tudo porque o Jorge nao me podia ajudar pois tinha que segurar um pacote de bolachas e um gorro!
(Autocarros apanhados = 3)

4.00
Estação de Lodz Widzew

Em vez de irmos apanhar o comboio numa das estações principais decidiu-se, ou melhor, o Vilaça decidiu, ir pra Widzew que para quem não conhece também é chamada "estação_fim_do_mundo". Nada contra, o comboio passa la na mesma. Até fomos com meia hora de antecedência para evitar piores males. Entramos numa sala com 3 pessoas a dormir em cima de aquecedores com ar de mendigos, que mais tarde viemos a descobrir que iam apanhar o mesmo comboio que nos. Como o ar la dentro tava um bocado pesado fomos esperar la fora...

Eramos 3...

E o Alfredo?!Ok, eramos 4.

O comboio chegou mesmo a horas, qual pontualidade britânica... Mal arrancou disseram-nos que tinhamos apanhado o comboio errado! Aquele era um atrasado que ia pra Varsóvia!
A alegria de quem pensa que ta a apanhar o comboio certo até faz tirar fotografias... nem sabes o que te espera colega!

Fizeram-nos uma espécie de plano para irmos pra Katowice outra vez, o qual incluia apanhar cerca de 6 comboios, mas que nos ia deixar la à mesma hora... YEAH RIGHT!

(transportes perdidos = 2)

Estação de Koluszki:
Esta foto foi tirada 6 dias depois na mesma estação. E voces perguntam: "Que raio foram eles fazer outra vez aquele cu de mundo!?"

Gostava desde já de desculpar o erro cometido acima, se há estação fantasma é a koluszki... Parecia o sitio das filmagens do Hostel, meus amigos aquilo ate um fosso tinha! Sem qualquer problema, afinal só lá iamos ficar meia hora... Ficamos prai 3! Deu pra dormir (medo!!!)

Fizeram-nos um plano novo, que já incluia estarmos em Katowice la pras 11... porreiro pah, porreiro...

6:51 - koluszki
7:30 - piotrków trybunalski

7:37 - piotrków trybunalski
9:13 - Zawiercie

9:33 - Zawiercie
10:29 - Katowice

É claro que isto é tudo muito bonito no papel, mas obviamente mais um comboio atrasou-se e mais uma vez perdemos o comboio seguinte... normal por estes lados!

(transportes perdidos = 3)

Percurso até Katowice
Paramos em todas as estações e apeadeiros

Uns 5 comboios depois chegamos a katowice... Uma cidade bonita, menos para quem tem uma mala de rodinhas e estão uns 5 cm de neve no chão!
Excursões, Autocarros ou comboios pra Auschwitz (foi pra isso que o chaves e o jorge vieram até Katowice, ou pra nos fazer companhia)... Fodias-te! Só lá pra uma da tarde, de maneira a chegarmos a Auschwitz e não vermos nada!
Foram 2 de volta pra Lodz e outros 2 pra Kraków... estes quase foram assaltados no comboio mas na verdade só iam conseguir levar um caderno com preciosos planos de viagem... e deixaram-no ficar até porque o Vilaça deu o grito: Nãããão!
Krakovia é bonita... mas é lá fora
P.S. - Se tivesse um hi5 normal podia por la esta foto e dizer: "Just me"

(comboios apanhados = 6)

Kraków
De krakovia fiquei a conhecer, além do aeroporto, a passagem de uma linha vinda de Katowice para a seguinte que ia até ao Aeroporto... mais um comboio e mais um autocarro depois estavamos no aeroporto.

6 comboios e 4 autocarros depois chegamos ao aeroporto... cerca de 12 horas depois de iniciarmos a viagem

Com bastante horas de antecedência até porque ja não podiamos mais com o frio e neve. No aeroporto o vilaça introduziu novos metodos de como dormir sentado, inclusivamente com a técnica "segura_a_cabeça_com_as_mãos"... Fora isso foi só dormir e dormir e dormir... e esperar pelo avião...

Tá a ser uma viagem bonita tá... não percam os próximos episódios que incluem bowling, multas no metro, invasões de campo e calhaus... muitos calhaus!

Final Score:

Comboios Apanhados: 6
Autocarros Apanhados: 4
Comboios Perdidos/Falhados: 1
Autocarros Perdidos: 1

Horas de viagem: muitas*
Horas de espera: mais ainda*

*Estes valores não são exactos

Nuno Gonçalves disse...

Se tivesse um hi5 normal podia lá meter esta foto e dizer: "just me".

5 estrelas kariokinha.

E vou continuar a estudar... xD

Chaves disse...

"Excursões, Autocarros ou comboios pra Auschwitz (foi pra isso que o chaves e o jorge vieram até Katowice, ou pra nos fazer companhia)..."

hmmm... ainda tens dúvidas que foi p'ra te fazer companhia?

karioka disse...

Pede desculpa a mim e a todos la em casa... Quem escreveu isso foi o Vilaça, eu nem tinha reparado que ele tinha editado...

Na verdade a culpa é do Toni que lhe deu estatudo de administrador outra vez...!

Ricardo / disse...

é meio verdade sim, eu editei e avisei mas foi só para acrescentar alguma informação para tentar cobrir as lacunas (podia ter tentado aqui um trocadilho bastante conhecido de todos nós :P) informativas deste post, não editei para a censura, como alguns...

Caro chaves, nunca duvidei, aliás, eu sou um gajo que confia sempre...

Caro zé karioka, peço desculpa a ti e a todos lá em casa...

Caro nuno gonçalves, não vou tecer comentários acerca da tua última frase...

Abraços

Daniel Martins disse...

Tsk tsk... shame on you!!!
Já perdem comboios e o camandro... estou a ver que falta aí alguém com carro... FAIZON!!! (ler com a entoação certa)

Abraços

PS: beijinhos prás meninas (leia-se: malta que regressa a casa a meio da viagem =D)

Anónimo disse...

Essas viagens intermináveis de comboio.. q saudades! Faz-me lembrar de quando fomos a Bratislava. Aqui vai um "pequeno bitaite" sobre uma história com cerca de 1 ano:
Era uma vez...... bem, desculpem lá mas não sei começar as histórias assim =)
Basicamente, o comboio ia cheio, como é hábito por aqueles lados, logo tivemos que ir na zona de entrada das carruagens (sim, essa onde fica o wc). Passados alguns momentos de frustração onde imperou a palavra portuguesa mais usada por nós lá fora (dica: começa em F e acaba em S, e não é farturas!), apareceu um cota com ar de Zé da Tasca, que rapidamente se tornou nosso amigo depois de lhe oferecermos vinho do bom, Don Simon (usado por nós para fazer as festas de sangria!). Passados breves momentos de confraternização alcoólica, e de pura conversa gestual (nós sabiamos um bocadinho de checo, e o senhor falava eslovaco "bebadês"), ele saca da foto da filha, e imagien a nossa cara ao reparar que haviam várias semelhanças entre a menina e a Miss Universo, que era checa na altura! Para quem quer saber, lá conseguimos chegar a Bratislava - alguns ainda a espumar da boca.
Ah e pelo meio ainda ouvimos o hino da Eslováquia, com várias paragens para o senhor matar a secura =P
Abraços, e façam muitas histórias por essa Europa de Leste fora capazes de fazer corar qualquer ET...

karioka disse...

Grande pássaro, grandes histórias!

Daniel, o Jorge ja prometeu retaliação...
Qt ao resto da viagem, ouvi dizer que vai ja sair o resto do(s) post(s)...

resta apenas dizer que o mais fino de nos todos, que levamos vodkas e ração e o caralho, foi o chaves que levou um iogurte e a almofada de dormir na mochila!

Para, vai ver o meu hi5, vê lá se a foto nao merecia ir pra la?! vou ver se tiro tambem uma a beira mar ou entao uma do baile de finalistas!

: )

Tiago disse...

Espectáculo!
Tenho que vir cá mais vezes!! ;P
Ouvi dizer que conheceram o Fernando e o Lamelas!
E miudas? Li um post inteiro e não encontrei referência nenhuma!
Tá mal...
;)

Abraços,
Tiago

Ricardo / disse...

Pois tens pa ;)

Por acaso encontramos o Fernando uma noite ali na Piotrkowska e por acaso ele disse que conhecia um mitra de "erasmus" no brasil... Lá viemos a descobrir que conheciamos o mesmo mitra. :S

Em relação a gajas, acho que já foi aqui prometido que (talvez só depois do natal) vão ser feitas fotoreportagens no sentido de mostrar ao mundo o que é que se vê por cá :P