4 de abril de 2008

Fomos a... Gdansk, Gdynia e Sopot...

Pois é, após uma ausência prolongada, está de regresso a rúbrica "Fomos a..." deste blog. Nesta sua 3ª edição vamos contar como é que a malta de Łódz (parte da malta de Łódź) se safou ali pros lados de coiso...

---------------------------------------------- Toni, podes avançar esta parte ----------------------------------------------

Ora então, cá vai a base cultural (com links pra wikipedia e tudo)

A organização que acolhe aqui os Erasmus organizou uma viagem a 3 cidades importantes da Polónia. São importantes porque, para além de serem das poucas cidades cá em que o pessoal pode ver o mar facilmente, são cidades "coladas" umas às outras, de tal forma que até se considera como sendo uma só cidade. Esta cidade conjunta é chamada de "Trójmiasto" (ou TriCity), vá-se lá saber porquê.

As três cidades são Gdansk, Gdynia e Sopot (há umas cidades mais pequenas ali pelo meio que dão continuidade à zona urbana entre as maiores mas, como não são tão importantes, são desconsideradas para este efeito).

Bem, os links da wikipedia estão aí por isso não vou explicar mais, já vou com texto demais e há pessoal que pode não curtir. De qualquer forma, o que as pessoas precisam saber... saber... é que foi em Gdynia que os alemães estabeleceram a sua principal base naval por alturas da 2ª Guerra Mundial (basicamente, os alemães chegaram e 50000 polacos tiveram que abandonar).

---------------------------------------------- Toni, podes continuar a ler ----------------------------------------------

Quanto à viagem em si...

Dia 1 (5ª feira)

Ora bem, a viagem de ida foi bonita e arejada, como não podia deixar de ser... A vertente cultural da viagem também foi bastante cativante. O autocarro saiu de Łódź às 7 da manhã mas antes disso já se viam Tyskies abertas... :O e não só...

Portanto, um ambiente "animado" no autocarro...

...algumas horas depois...

Castelo de Malbork (em background)...

Da direita para a esquerda:
Karioka, Eu... e o REI
(as estátuas... não sabemos de quem são)

7 da manhã em Łódź... 12 (DOZE) horas depois chegamos ao "hotel" ali pros lados de Gdańsk.
Portanto... Łódź... castelo... "hotel"... jantar... e depois...

...e depois... houve um problema na abertura da garrafa, a modos que tivemos que mandar alguém à cozinha buscar uma faca...

*os responsáveis pela invasão preferiram não ser identificados

...sei que antes da faca chegaram-me às mãos tachos e outros utensílios de cozinha desnecessários... ouvi ainda falar de uma história sobre cenouras mas nunca as vi...

Continuando...
...e depois...

• Existem mais fotos mas não as vou colocar por motivos de ordem técnica... só mesmo por isso...

Dia 2 (6ª feira)

Depois de situações passadas na 5ª feira, não sei bem onde fomos na 6ª feira... Mas tenho aqui umas fotos, acho que fomos ver uns barcos...

...e depois fomos a Gdańsk...

Mesmo depois da festa no dia anterior, tudo com os pés bem assentes na Terra

Nisto vimos umas igrejas e tal...

...e eis que ao fundo, sem que nada o fizesse prever...

A seguir... voltamos ao "hostel", jantamos... e depois...

...e depois...

*antes de irmos a este bar de cocktails ainda estivemos numa praia mas não me lembro muito bem nem temos fotos porque... era de noite, estava escuro... só por isso...

Dia 3 (Sábado)

No sábado fomos a uma praia bonita e arejada...

*Isto parece a costa ou a praia da Barra... mas não é...

...vimos umas focas...

...and then, we went to HEL...

Hel é uma península no norte da Polónia (o mapa que está na wikipedia dá para ter uma ideia de como é) com extrema importância a nível militar, daí termos visto várias baterias anti-aéreas (inactivas, claro) e outras armas, bem como uma espécie de bunkers. Algumas destas armas foram trazidas pelos alemães... Pelos vistos as que estavam lá antes não eram suficientes para defender a península de um ataque...

...voltamos para o "hostel" (fizemos uma pequena paragem num farol... mas é um farol... nada que não se encontre na praia da Barra), jantamos... e depois...
...e depois...

Novamente, muitas fotos não foram colocadas aqui por motivos de ordem técnica...

Aqui, chegou a ameaçar um guitarrão psicológico...

O pessoal começou a ficar cansado e fomos embora...

Dia 4 (Domingo)

No domingo viemos embora... passando antes por Toruń para almoçar e ver coisas...

Toruń é uma cidade importante, bonita e arejada... Além disso foi ali que nasceu Nicolau Copérnico.

...e pronto... há o grupo...

"This is the end of the conference... Thank You Goodbye..."

Agora é tempo de pensar noutras paragens... Como é chauffeur, onde é que se vai a seguir?

"Eh pá, vamos ali à Holanda buscar o Toni e o André e depois vamos a Dublin ver o castelo encantado dos U2..."

PS-algumas fotos podem não estar de acordo com o dia ou local do texto e a ordem dos acontecimentos pode não estar certa... É porque já foi há muito tempo... Só por isso...
PS2-o post tá muito longo e pode haver pessoal que não curta muito... de qualquer forma não deixem de comentar sobre a beleza e arejamento do mesmo...
PS3-Isto é extraordinário.
PS4-Só fiz o PS3 porque queria usar a palavra "extraordinário"

Gil Bastos disse...

o post está muito bonito e arejado.. arrisco-me a dizer que é quase, com um quase a tocar no próprio quase, um bom post. Ricardo, nota-se bem adiferença entre ti e o karioka. Com sentido prejurativo parao karioka pois claro.
Até amanhã!

karioka disse...

Gil se nao estivesses aqui ao meu lado mandava-te uma boca fuleira...

Vilaça em relação ao post em questao tenho a referir a beleza e arejidade (OMG) do mesmo

Ainda bem que não se mostrar certos e determinados comportamentos que se passaram em Gdansk, nomeadamente invasoes duplas de cozinha, "ghostbusting" nos quartos das polacas, roubos de televisoes em hosteis desconhecidos e videos comprometores do quarto...

Fica a ideia da viagem que foi, muito pela loucura exacerbada dos novos erasmus...

Ficou so a faltar as fotos do milagre do sapo e do principe, da vassalagem ao rei Joseba e das tuas expressões enviseiradas na discoteca...
Faltou ainda os creditos da foto tirada na igreja... em comunicado:
"A Paint_Master_productions reserva os direitos de autor de todos as suas obras, assim como o direito de imagem sobre a referida personagem"

Nuno Gonçalves disse...

Esperem lá... o Vilaça foi à Discoteca??? Foda-se!!!

E já agora desculpem la, mas onde raio nasceu essa expressão... que fala de boniteza e arejamento?
Que merda de expressão...
Don't bother comment my commet, because i won't return to see it :P ahah

Ricardo / disse...

eh lá paraquedista... andas a dar forte na carne vermelha... :D

Filipe disse...

Concordo com a tua opiniao sobre a boniteza e arejamento jaja

[]

Ricardo / disse...

Eu até nem devia fazer este comment porque, na verdade, quem não sabe a origem da expressão "bonito, moderno e arejado" está muito fora... :D

Não encontrei nenhum video/audio na net com isso mas a expressão é da autoria do SENHOR Gabriel Alves, essa enciclopédia do futebol que já desde há muitos anos nos vem presenteando com pérolas como "Lá vai o rapidíssimo Lentini" e "A selecção não jogou nem bem, nem mal, bem pelo contrário.".

A dita cuja foi utilizada pelo mestre aquando da descrição de um estádio de futebol: "É um estádio bonito, moderno e arejado".

A constante (nunca excessiva) utilização desta expressão (com eventuais variações) neste blog é, para mim/nós, uma forma de imortalizar (ainda mais) esta pérola do mestre Gabriel Alves.

PS-quem quiser pode procurar no youtube que não faltam videos de jogos com comentários deste Senhor e com outras pérolas.

PS2-Parece-me que afinal de contas este comentário ficou bastante bonito... e arejado!!!