11 de novembro de 2007

fomos a Varsóvia (Warszawa)

Caros leitores, após uma longa espera, de quase uma semana, eis que é feito o post sobre a viagem do pessoal de Łódź (o Jorge não foi... acho que tinha catequese no sábado :P) à capital... Fomos, portanto, nós os 3 (Eu, Karioka e Chaves) e a Sara (um portuguesa que estuda na outra universidade que aqui há).

Fomos pra lá no dia 1 de Novembro, feriado nacional (Dia de Todos os Santos - Wszystkich Świętych), o que claramente foi uma má escolha... As pessoas aqui levam este feriado muito a sério (o pessoal vai todo às terras de origem, visitar a familia e tal...) e, consequentemente, durante esse fim de semana prolongado alguns estabelecimentos (lojas, discotecas, museus) estavam fechados...

A viagem pra lá foi boa, o comboio era bonito e tinha um "pica" (já foi falado noutro post). 180 Km de comboio (melhor que os suburbanos da cp), 4€.

Logo que chegamos à estação - Warszawa Centralna (já ouvi chamarem-lhe centralina) ficamos a pensar se deviamos apanhar um táxi...



...acabamos (sem qualquer motivo em especial) por ir de Tram.


O hostel onde ficamos (também) era bonito. Tinha pequeno-almoço e um projector ligado à PS2 (e claro que tinha PES... :P e claro que jogamos).



Ora bem, depois de termos deixado os sacos no hostel fomos dar uma volta e ver se descobriamos algum sítio fixe para almoçar (sem ter que ir ao Sphinx... aqui há mais Sphinxs que McDonalds).


Este (Palácio da Cultura e da Ciência) é o edifício mais alto na Polónia (o 187º mais alto do mundo) e foi uma prenda do tio Stalin aos polacos. Mais tarde, a gang do tio Stalin veio oferecer mais umas prendas mas isso são histórias para outra altura.

Este edifício destoa um pouco pois a maioria dos prédios à volta são muito modernos (click). Ouvimos dizer que no final da guerra os alemães destruiram 90% dos edifícios em Varsóvia (só mesmo para os polacos não se ficarem a rir...)

Apesar de tentarmos, não conseguimos descobrir como é que se subia lá ao cimo... no entanto, em baixo tinha de tudo, cinema (daqueles de luxo mesmo), restaurantes, etc...


Depois de almoço fomos à "Cidade Velha" mas o nosso guia turístico não sabia a paragem de tram onde deviamos sair por isso, antes, fomos ver as pontes sobre o rio Wisła... dizem que do outro lado mora gente mas não fomos lá (vamos lá barreiro, margem sul!!!), além disso acho que fica a norte de onde estavamos.


Este é o tão famigerado guia turístico. Nota-se que não percebia muito do assunto. Não se recomenda a ninguém. Veio-se a saber mais tarde que estava a consultar um roteiro de Cracóvia.



Aquela construção vermelha(?) é a casa da antiga família Real (não tem nada a ver com o supermercado). O edifício foi "restaurado" após ter sido "parcialmente" destruido na sequência da guerra.
Isto é o aspecto do edifício em 1947. A decoração foi deixada a cargo do tio Adolfo.
Abaixo, o aspecto actual de uma parte do edifício (não estava a chover... máquinas boas dão nisto :S)...


No dia seguinte fomos ver aquilo por dentro...
Fotos variadas:







Dentro do palácio havia o apartamento do Rei. Como toda a gente sabe, andamos à procura de apartamento e este não nos ficou indiferente:

Tem, à vontade, umas 300 assoalhadas, vários quartos, mais de 50 lareiras e...

...sala de convívio,


sala de jantar,


local de estudo (sim meus amigos, é o Sedra em cima da mesa) e...


...salinha do Poker...

Acabamos por não ficar com ele, fica um bocado longe do Lodex e isso não nos convém.


À saída ainda vimos uma estátua do senhor Sobieski que, como toda a gente sabe, foi o homem que inventou a vodka.



Depois disto fomos ver o que é considerado (e por nós também) o melhor museu da Polónia.
O dito cujo chama-se Muzeum Powstania Warszawskiego (Warsaw Rising Museum) e o tema principal é o Uprising de Varsóvia que foi uma revolta do exército secreto da resistência polaca contra a ocupação nazi. Na altura da revolta, a cidade estava ocupada pelos alemães e a ideia do tal exército era criar um bocado de confusão para ir afastando os nazis enquanto o exército soviético (que estava a caminho de Varsóvia) não chegava (para ajudar?!?).

Passado mais de um mês do início do Uprising, as tropas russas já tinham chegado perto de Varsóvia (estavam do outro lado do rio Wisła) mas não entraram na cidade (ao que parece, o tio Stalin queria que o Uprising falhasse) e os alemães voltaram a tomar conta daquilo e destruiram a cidade toda.

Fotos diversas:




Além de filmes haviam vários paineis a explicar como tudo aconteceu. Uma das coisas que diziam é que o presidente de Varsóvia da altura (como outras pessoas influentes) fazia vários discursos na rádio, todos a incitar o povo a unir-se e lutar contra o inimigo. É óbvio que a determinada altura a rádio foi tomada pelos alemães e acabaram os discursos.

Continuando com o Uprising, é de enaltecer algo que vi aqui e que, a ser verdade, só é comparável com os trabalhos práticos de E1 do paraquedista...
O senhor Włodzimierz Markowski construiu a rádio "Burza" (significa Tempestade e foi construida numa so noite aquando da Operation Tempest, mais precisamente durante o Uprising de Varsóvia), só a ver por este esquema:




Não posso estar aqui a mostrar o museu todo porque o post já vai longo...

Neste dia à noite fomos ao Hard Rock Cafe ver um concerto de tributo aos anos 80... O tributo acabou por ser à música polaca dos anos 80, à mistura com uma música de U2 e uma dos The Police, bem como um bis de Lenny Kravitz. A juntar a isto há o facto de que a máquina de "sundaes" avariou e então eu e o chaves tivemos direito a um cheesecake GRÁTIS (xor vitor, quando fores a varsóvia pedes um sundae... pode ser que tenhas sorte).

Dali fomos para uma das poucas discos que estavam abertas nessa noite (por causa do tal feriado), o Underground... O karioka foi assediado por quatro gajas boas... duas vezes... mas afinal era só uma gaja (que parecia quatro), era um bicho bastante grande. Não tenho fotos porque estava muito perto e, por conseguinte, não dava para apanhar o animal por completo (e tinha medo que ela me batesse :O).

No sábado visitamos um cemitério...
Primeiro tentamos ir à prisão Pawiak mas estava fechada por isso só conseguimos ver por fora:



O cemitério era gigantesco e estava cheio de gente (viva e morta).



Salvo erro, este era o cemitério Powązki, o mais famoso da Polónia (e onde estão sepultadas muitas personalidades polacas).

Nesse dia (sábado) à noite, antes de sair conhecemos no Hostel uma personagem da qual infelizmente não há fotos. Nós gostamos de lhe chamar Billie. O homem (um cinquentão americano) disse coisas como "I only do my magic on the dancefloor" e "I can moonwalk but not like Michael Jackson". Acho que alguém disse (ou era pra dizer) "No Billie (Jean), Michael Jackson can't moonwalk like you".

O homem lá foi pro dancefloor mostrar a sua magia e nós fomos pra outros lados. O José Karioka conta que quando chegou ao hostel viu o Billy deitado no sofá a "estrebuchar" e teve uma conversa interessante com ele.

No domingo...
No domingo apanhamos o comboio e viemos embora porque já é tarde e eu estou farto de estar aqui a escrever.

O post foi longo e um bocado ao estilo de um diário (e informativo e sem "avacalhanço") :S. Por isto peço desculpa ao Chaves, ao karioka, ao Toni, ao paraquedista e a todos vocês aí em casa. Houve também um problema com um dos fornecedores de fotos, sendo que, entre outras, a minha foto a "patronizar" a banda polaca que tocou no Hard Rock ainda não me chegou às mãos.

Espero não ter ferido susceptibilidades de ninguém...

PS-quero ver esses comentários à primeira foto!!!


14 comentários:

Toni disse...

Vilaça, tás lá... Curti bué o post!
Informativo, sem grandes avacalhanços e com umas tacadas pelo meio!
Deves ter tido um trabalho do catano a escrever isso...
Altamente ;)

Curti especialmente a "decoração à ti Adolfo", e os bitaites do interior do palácio.
Uma sala daquelas para fazermos um meeting dos nossos de poker é que era... :D

Nuno Gonçalves disse...

Grande post este. Gostei bastante.
Sem intenções de fazer asneira. Não deixem de postar só porque são os únicos a fazê-lo. Está gente cá por "baixo" que anda a tentar fazer uma boa escolha sobre qual o melhor destino a seguir para o ano.
Já agora, é sabido, e vê-se bem nas imagens que a Polónia está um bocado... lixada, vá lá. Eu pergunto, se Portugal tivesse sido bombardeado assim, não teríamos ainda as ruinas todas no meio das estradas?

Já agora, o esquema de E1 desse gajo só tem uma diferença para os meus... ele não usa régua (sim, eu aprendi com o Chaves e agora uso régua para ficar para a posteridade, mas isso não implica que as boas notas saiam mas isso é outra história)e logo os "fios" ficam algo tortos. :D

Kip da gud uorc.

Paraquedas

karioka disse...

Tá bonito... e eu gosto!

Coisas que nao foram referidas:
Quase termos perdido o comboio, ate termos chegado ao ponto de ter que ir de taxi pra estaçao por causa de certos e determinados individos e situações!

Ja que fizeste hiperligações bombásticas aos museus que vimos podias também ter feito a primeira foto para www.metalurgicasfalcao.com/omeucarrodavaummeseu

O roteiro de Varsóvia na verdade era um panfleto do hostel que tinha os 2 mapas, o qual li por 5 segundos e mudei a pagina =)

No tributo aos anos 80 tocaram uma musica dos U2 e cm fizeram mal la o falsete e o Chaves não gostou, acabaram por, alem de nos oferecerem 2 cheesecakes, dar-lhe 40 Polonios em forma de indemnização;

A gaja que me assediou... como e que hei-de de dizer não era bixo... até os animais merecem respeito comparando com aquele... PENHASCO?! ROTUNDA?!

ta bonito... e eu gosto!

Ricardo / disse...

Coisas que me esqueci de dizer:

-O motorista do Taxi não usava boina e esse facto pode ter pesado na nossa decisão em apanhar o tram. Penso que além disso o mp3 do taxista não tinha botão de Repeat.

-O chaves entrou (duas vezes) no avião do Uprising Museum (o avião estava fechado ao público em geral).

-A primeira vez que vimos o Billie ele estava a ver vídeos de UFO's no youtube... Puro americano :S
Billie, se nos estás a "ouvir", toma la uma prenda, do fundo do coração:
http://www.allmichaeljackson.com/dance-moves.html

X_Vitor disse...

Muito bom, sim senhor os meus parabéns! Muita informação, boas fotos, boa organização! Só falta mesmo o mega vídeo do Billie na sua performance. E o que dizer dessas promoções por aí? :P Motiva mesmo alguém para uma visita (no auge do inverno dou aí um salto).

Kalispera

Daniel Martins disse...

DEUS MEU... FAIZON TAXY IS ALLLIIIIVEEE =S

Volta e meia o faizon começou um franchising...

tenho dito!
ps: props pró pessoal

Chaves disse...

Caros amigos... É com prazer que me junto a vocês neste blog. Até há pouco tempo tinha visto o blog mas não os comentários. Como isto está a ficar um blog polémico, tive que vir cá. E já agora, como foram feitas muitas referências a mim, vou participar:

Pára: Sabes que são as insignificâncias que conduzem à perfeição, e a perfeição não é nenhuma insignificância. E se tiraste má nota não é por estudares menos que vais tirar mais! Força nisso.

Vilaça: o avião era um bizz fodido e faltou referir que quando me apanharam a invadi-lo pensaram que era a III guerra mundial!

Karioka: Viu-se logo que não percebeste nada! Fiquei fodido eu, e o outro elemento que aprecia música para além daquela que se ouve sem tar com cerveja na mão e ver cús a mexer... e não teve a ver com falsetes! Foi a técnica de "infinite guitar" na with or without you que perdoou!

Abraços pos xos bitors, tonys, wroclaves, Danieis, Páras e afins!! FUI

P.S. - A partir de agora prometo que também vou postar... abrações.

Filipe disse...

Excelente!!!
Continua...
Abraços

Toni disse...

Chaves... chaves... As saudades que eu tenho do poker! :D
Uma sala daqueles como a do palácio para umas noitadas é que era...

Anónimo disse...

Não falem em poker!! Neste intervalo de tempoi que vierem a ~Portugal temos de nos juntar para jogar uma pokerada!! Já ando com saudades! :D

karioka disse...

Foi um post sem intençoes de fazer asneira... informativo e sem avacalhanços... bonito e arejado!
Ta bonito e eu gosto... vilaça continua!

Chaves disse...

POKERZÃO? Há-de vir! Dia 11 já estou em Portugal.

X_Vitor disse...

Hey também quero! Dia 19, marquem qualquer coisa para esses dias

Anónimo disse...

Por que nao:)